Quem é Rita Schumann

Sou professora das Línguas Portuguesa e Inglesa na rede municipal e trabalho na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - setor de Educação.Casada e mãe de um filho maravilhoso de 1 ano e 2 meses, que suga minhas energias e isso faz muito bem. A energia que ele suga parece que se multiplica, quanto mais ele suga mais eu me energizo. Acredito que deve ser o amor.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pauta da Oficina 5

GESTAR II – Língua Portuguesa

Caçador, 30 de junho de 2009.
Local: Auditório Pedro Ivo Campos – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional
Formadoras: Liliane da Silva
Nelci Pereira Metz
Rita Schumann

LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA I

Encontro – 8 horas:

1º Apresentação da mensagem – Que Angústia! (Professor Ulgo)

2º Leitura do relatório do Caderno Volante – Jaqueline Rizzo (sorteio)

3º Apresentação Unidade 16 - Leitura do texto “Profetas do sertão miram horizonte para farejar chuva” página 185-186 (Elaboração das atividades-correspondências- 186 a 190) – 8 equipes. Apresentação das produções – Postar na RCPE – TP4

4º Apresentação do Sorteio por escola das Unidades e seções do Caderno de Teoria e Prática – elaborado no Power Point - tema sorteado e exemplificação – a apresentação, abaixo segue as Unidades e escolas soteadas – da TP4.

Unidade 13: Leitura, escrita e cultura. – EEB Santos Anjos – página 13
Seção 1: O letramento – EEB Dom Orlando Dotti – página 16
Seção 2: Letramento e diversidade cultural- EEB Albina Mosconi – página 32
Seção 3: Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita na escola – CEJA – página 42


Unidade 14: O processo da leitura- EEB Calmon – página 69
Seção 1: Onde está o significado do texto? - EEB Wanda Krieger Gomes – página 71
Seção 2: Os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de texto – EEB Machado de Assis – página 82
Seção 3: Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?- EEF Graciosa Copetti Pereira – página 90


Unidade 15: Mergulho no texto – EEB Frei Caneca – página 114
Seção 1: Por que e para que perguntar- EEF 30 de Outubro – página 115
Seção 2: Como chegar à estrutura do texto?- EEB Paulo Schieffler – página 125
Seção 3: Quando queremos aprender- EEB Dom Daniel Hostin – página 134


Unidade 16: A produção textual - Crenças, teorias e fazeres – EEBs Domingos da Costa Franco e Irmão Leo – página 159
Seção 1: Escrita, crenças e teorias.- EEB Nayá Gonzaga Sampaio – página 161
Seção 2: O ensino da escrita como prática comunicativa – EEB Santo Damo – página 174
Seção 3: A escrita e seu desenvolvimento comunicativo – EEF Thomaz Padilha – página 184

ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO

5º. Estudando a TP5 – Apresentação das questões relacionadas à TP5 – individualmente. (MOMENTO DE ESTUDO).

6º Tarefa de casa: (6/07)
Postar na RCPE:
Ø As correspondências (Apresentação Unidade 16 - Leitura do texto “Profetas do sertão miram horizonte para farejar chuva” página 185-186 (Elaboração das atividades-correspondências- 186 a 190));
Ø Apresentação POWER POINT, por escola (TP4).

Ø Apresentação POWER POINT da TP4.

Ø Respostas das questões da TP5






Formadora Rita - Caçador

Formadora Rita - Caçador

Seguidores