Quem é Rita Schumann

Sou professora das Línguas Portuguesa e Inglesa na rede municipal e trabalho na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - setor de Educação.Casada e mãe de um filho maravilhoso de 1 ano e 2 meses, que suga minhas energias e isso faz muito bem. A energia que ele suga parece que se multiplica, quanto mais ele suga mais eu me energizo. Acredito que deve ser o amor.

sábado, 20 de junho de 2009

Memorial Profissional e de Leitura - Professora Luciane Campolin

MEMORIAL PROFISSIONAL E DE LEITURA.

“O problema não é inventar. É ser inventado hora após hora e nunca ficar pronta nossa edição” (Carlos Drummond de Andrade)

Essas palavras revelam o ser humano em sua singularidade, a capacidade de mudar, de construir a história. Somos seres em busca, que não nos contentamos somente com o que podemos ver, queremos transcendência. Assim penso minha carreira profissional, reflexo dessa busca incessante de respostas para as questões que o tempo presente impõe. Penso que o que somos profissionalmente reflete momentos, pretendemos dar respostas ao projeto de vida que queremos viver. Para explicar o que tento relatar, creio ser uma boa proposta um breve retrospecto.
Nasci em Caçador, cresci em Lages. Fui educada tendo um lar estruturado, uma vida feliz. Meu pai trabalhava em um jornal, portanto leitura era imprescindível na minha casa. Cresci no meio de livros, revista, jornais. Foi tendo o exemplo dos meus pais que aprendi a gostar de ler. Algumas leituras tornaram-se inesquecíveis para mim, como: O Pequeno Príncipe, Alice no País das Maravilhas; adorava também a série vaga lume. Na adolescência gostava dos romances. Poliana foi um livro que li muitas vezes.
Depois vieram as leituras do Ensino Médio e da faculdade. Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Rubens Alves, entre outros.
Hoje leio muita coisa na área da Educação, psicologia, auto-ajuda e literatura que me leve a refletir sobre questões relacionadas ao ser humano. Trabalho com gente e por isso preciso estar sempre buscando formas diferentes de compreender e lidar com as pessoas.
E falando em trabalho quero nesse momento relembrar como começou minha trajetória profissional.
Com o crescimento natural, senti pulsar um forte desejo de me entregar ao trabalho, mas não a qualquer trabalho. Tinha que ser algo que desse frutos e que me tornasse uma pessoa melhor. Primeiro fiz magistério, mas não tinha bem certeza de que era isso que eu queria. Com 16 para 17 anos entrei para a universidade, praticamente uma criança ainda e com uma decisão importante para ser tomada. Escolher aquela que seria minha profissão para o resto da vida, pois quem não tem muitas condições financeiras, não pode se dar ao luxo de trocar de faculdade toda hora. Resolvi fazer letras que me dava a oportunidade de trabalhar em outras áreas que não fossem na educação, caso decidisse não ser professora. Estudei, me preparei. Foi difícil no começo. Nem trabalho na área eu tinha. Até o dia, que lembro como se fosse hoje, encontro, corredor na Universidade, a professora Rita Schumann, com uma pilha de diários de classe nos braços, me propondo para assumir suas aulas de Inglês no Colégio Paulo Schieffler. Na época eu estava no 3º ano da faculdade de letras, ano 1993. Fiquei meio assustada, tinha sido pega de surpresa. Aula de inglês? Ensino médio? Será que eu seria capaz? Essas eram minhas dúvidas. Porém ela nem me deixou pensar. Colocou o material nos meus braços e me disse para estar no colégio no outro dia. Aquela noite nem dormi, pensando no que fazer. Achei que o caminho da profissão se mostrava, era momento de escolher. Pedi demissão do escritório onde eu trabalhava e fui para a sala de aula. Assim me tornei educadora, com fé no futuro e crença nos homens, pois acredito que é através deles que refletimos sobre nos mesmos e sobre os outros.
No final de 1995 concluí a faculdade de Letras – Português e Inglês. Parti para a especialização em Inglês, uma vez que desde o início da faculdade tive verdadeira paixão pela disciplina.
O ano de 1998 foi importante para mim. Concluí a complementação da minha faculdade em Língua Espanhola. Também passei no concurso público estadual e ingressei na educação para não mais sair.
Em 2001 concluí a pós- graduação em Língua Portuguesa e Comunicação e em julho desse ano devo iniciar uma nova pós-graduação em Tecnologias na Educação.
Nesses meus 16 anos dedicados a educação passei por várias escolas, conheci muitas pessoas, fiz amizades e também algumas inimizades, mas acredito que tenho contribuído positivamente na formação de muitos seres humanos, que também contribuíram fortemente para que eu me tornasse uma pessoa melhor.
Sempre acreditei no ser humano. E trabalhar com gente é maravilhoso. Elas nos fazem vibrar, chorar, sentir, se emocionar, se envolver.


Luciane da Costa Campolin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formadora Rita - Caçador

Formadora Rita - Caçador

Seguidores