Quem é Rita Schumann

Sou professora das Línguas Portuguesa e Inglesa na rede municipal e trabalho na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - setor de Educação.Casada e mãe de um filho maravilhoso de 1 ano e 2 meses, que suga minhas energias e isso faz muito bem. A energia que ele suga parece que se multiplica, quanto mais ele suga mais eu me energizo. Acredito que deve ser o amor.

sábado, 20 de junho de 2009

Pauta Oficina 3

GESTAR II – Língua Portuguesa

Caçador, 26 de maio de 2009.
Local: Auditório Pedro Ivo Campos – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional
Formadoras: Liliane da Silva
Nelci Pereira Metz
Rita Schumann

GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS

Pré-encontro:

Encontro – 8 horas:
ORIENTAÇÃO COLETIVA PARA ELEBORAÇÃO DO PROJETO – POSTAR NA RCPE – AGENDAR DIA DE VISITA DAS FORMADORAS NA ESCOLA.
1º Apresentação e Mensagem – Apresentação Participantes Fórum
2º Leitura do relatório do Caderno Volante – Professoras Suely Miozzo e Nadir Telegen
3º Nova explicação do uso da RCPE
4º Gênero literário e não literário – Conceito e exemplificação
5º. Tango – Slides e Apresentação de ritmos musicais
6º Avançando na Prática – Escolher um ritmo musical para a produção do seu texto literário – grupos de 4
7º Apresentação das produções no retroprojetor – grupos
8º Explanação do que é uma sequência didática
9º Avançando na Prática: Elaboração de sequências didáticas em duplas – usando a TP3 –Gêneros e Tipos Textuais - junto ao conteúdo programático da 5ª série;
8º Apresentação – Resumo TP3
9º Leitura do Texto 8 – TP3
10º Avançando na Prática – Comprar – Vender – Roubar – Tombar e Alugar – (inter-relação dos gêneros e tipos textuais)
11º Revendo a TP3 – Gêneros e Tipos Textuais
12º Avançando na prática: Sequências Tipológicas – Descrevendo o Gestar
Narrando o Gestar
Dissertando o Gestar
Instruindo para o Gestar
Predizendo o Gestar
13º 14º Mensagem Final: A Fita Azul

Pós – encontro:
1º Para próximo encontro trazer: o TP4 e os cadernos do aluno
2º Trazer o livro didático utilizado em sua escola – 5ª a 8ª séries/ Outros livros de pesquisa...

Tarefa de Casa:
1º Responder o caderno do aluno (AAA3), escolher uma das aulas e desenvolver uma das atividades com seus alunos;
2º Escolher um dos resultados (do aluno) para apresentar no próximo encontro;
3º Postar na RCPE:
1.Sequência Didática
2.Produção Textual – Casa
3. Sequências Tipológicas – Descrição / Narração/ Dissertação/ Preditivo/ Injuntivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formadora Rita - Caçador

Formadora Rita - Caçador

Seguidores