Quem é Rita Schumann

Sou professora das Línguas Portuguesa e Inglesa na rede municipal e trabalho na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - setor de Educação.Casada e mãe de um filho maravilhoso de 1 ano e 2 meses, que suga minhas energias e isso faz muito bem. A energia que ele suga parece que se multiplica, quanto mais ele suga mais eu me energizo. Acredito que deve ser o amor.

sábado, 20 de junho de 2009

Pauta Oficina 4

GESTAR II – Língua Portuguesa

Caçador, 16 de junho de 2009.
Local: Auditório Pedro Ivo Campos – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional
Formadoras: Liliane da Silva
Nelci Pereira Metz
Rita Schumann

LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA I

Encontro – 8 horas:

ORIENTAÇÃO COLETIVA PARA ELEBORAÇÃO DO PROJETO – POSTAR NA RCPE – AGENDAR DIA DE VISITA DAS FORMADORAS NA ESCOLA.

1º Apresentação da mensagem – 5%

2º Leitura do relatório do Caderno Volante – Professora Sandra Mara (sorteio)

3º Apresentação do resultado da atividade escolhida e desenvolvida com os alunos (AAA3) – 1 por município

4º Apresentando a TP4 – Unidade 13 (LEITURA, ESCRITA E CULTURA) (Power Point)
O que é letramento? (texto literário)

5º. Leitura do texto Circuito Fechado (AA4, página 17)

6º (Produção textual “aula de língua portuguesa”) – Por escola

7º Avançando na Prática – página 41 (atividade a Distância) – Texto para leitura e exploração (pagina 35) – (sugestão de atividade na escola – Produção textual e ilustração de festas populares (trabalho em grupo – caracterizados para a apresentação)

8º O resultado deve ser postado na RCPE - fotos e textos “digitalizados”

9º RELATÓRIO DAS ATIVIDADES POSTADAS NA RCPE – TARDE

10º Apresentação da Unidade 14– TP4 (O PROCESSO DA LEITURA)

11º Praticando: Produção textual com palavras de significado desconhecido

12º Leitura das produções

13º Processo inferencial _ Página 73 (texto literário e não-literário)

14º Avançando na Prática – Tema: Cidade, por escola (Produção literária, não-literária).

15º Leitura do texto: Olhador de Anúncio – AAA4 – página 94

16º AAA4 página 57 - A construção de significados (plurissignificação) Avançando na prática: Confecção da propaganda do GESTAR II – Caçador (Cartaz)

17º Sorteio por escola das Unidades e seções do Caderno de Teoria e Prática – elaboração no Power Point de uma apresentação com o tema sorteado e exemplificação – a apresentação será para o dia 30/06.

18º Resumindo: Compreensão do Texto

19º Leitura em grupo do texto: A expansão da pobreza nas cidades (página 136-137) e elaboração de 5 questões:
a)Direta -claras, apresentadas no texto
b) Inferencial - que exigem do leitor uma busca mais cuidadosa
c) Pessoal - baseada em valores e percepção do mundo
d) Gosto pessoal - preferências e aversões.
e) Intertextualidade (Navio negreiro – Haiti)

20º Tarefa de casa: (30/06)
Elaborar a apresentação POWER POINT, por escola, da TP4 conforme sorteio das Unidades e seções.
21º Tarefa de casa:(6/07)
Postar o relatório referente ao plano de aula escolhido e aplicado com os alunos (AAA3);
Avançando na Prática – página 41 (atividade a Distância) – Texto para leitura e exploração (página 35) – sugestão de atividade na escola – Produção textual e ilustração de festas populares (trabalho em grupos - caracterizados para a apresentação). O resultado deve ser postado na RCPE - fotos e textos “digitalizados”.
Produção textual: Circuito Fechado;
Produção textual com palavras desconhecidas;
Avançando na Prática: produção literária ou não-literária: Tema: Cidade
Questões elaboradas (5) para orientar o leitor a compreender o texto:
Participar do Fórum 2;
Apresentação POWER POINT , por escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formadora Rita - Caçador

Formadora Rita - Caçador

Seguidores