GESTAR II – Língua Portuguesa
Caçador, 16 de junho de 2009.
Local: Auditório Pedro Ivo Campos – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional
Formadoras: Liliane da Silva
Nelci Pereira Metz
Rita Schumann
LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA I
Encontro – 8 horas:
ORIENTAÇÃO COLETIVA PARA ELEBORAÇÃO DO PROJETO – POSTAR NA RCPE – AGENDAR DIA DE VISITA DAS FORMADORAS NA ESCOLA.
1º Apresentação da mensagem – 5%
2º Leitura do relatório do Caderno Volante – Professora Sandra Mara (sorteio)
3º Apresentação do resultado da atividade escolhida e desenvolvida com os alunos (AAA3) – 1 por município
4º Apresentando a TP4 – Unidade 13 (LEITURA, ESCRITA E CULTURA) (Power Point)
O que é letramento? (texto literário)
5º. Leitura do texto Circuito Fechado (AA4, página 17)
6º (Produção textual “aula de língua portuguesa”) – Por escola
7º Avançando na Prática – página 41 (atividade a Distância) – Texto para leitura e exploração (pagina 35) – (sugestão de atividade na escola – Produção textual e ilustração de festas populares (trabalho em grupo – caracterizados para a apresentação)
8º O resultado deve ser postado na RCPE - fotos e textos “digitalizados”
9º RELATÓRIO DAS ATIVIDADES POSTADAS NA RCPE – TARDE
10º Apresentação da Unidade 14– TP4 (O PROCESSO DA LEITURA)
11º Praticando: Produção textual com palavras de significado desconhecido
12º Leitura das produções
13º Processo inferencial _ Página 73 (texto literário e não-literário)
14º Avançando na Prática – Tema: Cidade, por escola (Produção literária, não-literária).
15º Leitura do texto: Olhador de Anúncio – AAA4 – página 94
16º AAA4 página 57 - A construção de significados (plurissignificação) Avançando na prática: Confecção da propaganda do GESTAR II – Caçador (Cartaz)
17º Sorteio por escola das Unidades e seções do Caderno de Teoria e Prática – elaboração no Power Point de uma apresentação com o tema sorteado e exemplificação – a apresentação será para o dia 30/06.
18º Resumindo: Compreensão do Texto
19º Leitura em grupo do texto: A expansão da pobreza nas cidades (página 136-137) e elaboração de 5 questões:
a)Direta -claras, apresentadas no texto
b) Inferencial - que exigem do leitor uma busca mais cuidadosa
c) Pessoal - baseada em valores e percepção do mundo
d) Gosto pessoal - preferências e aversões.
e) Intertextualidade (Navio negreiro – Haiti)
20º Tarefa de casa: (30/06)
Elaborar a apresentação POWER POINT, por escola, da TP4 conforme sorteio das Unidades e seções.
21º Tarefa de casa:(6/07)
Postar o relatório referente ao plano de aula escolhido e aplicado com os alunos (AAA3);
Avançando na Prática – página 41 (atividade a Distância) – Texto para leitura e exploração (página 35) – sugestão de atividade na escola – Produção textual e ilustração de festas populares (trabalho em grupos - caracterizados para a apresentação). O resultado deve ser postado na RCPE - fotos e textos “digitalizados”.
Produção textual: Circuito Fechado;
Produção textual com palavras desconhecidas;
Avançando na Prática: produção literária ou não-literária: Tema: Cidade
Questões elaboradas (5) para orientar o leitor a compreender o texto:
Participar do Fórum 2;
Apresentação POWER POINT , por escola.
sábado, 20 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Formadora Rita - Caçador
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(37)
- 06/14 - 06/21 (27)
- 06/28 - 07/05 (1)
- 07/19 - 07/26 (5)
- 09/20 - 09/27 (3)
- 12/27 - 01/03 (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário