Quem é Rita Schumann

Sou professora das Línguas Portuguesa e Inglesa na rede municipal e trabalho na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - setor de Educação.Casada e mãe de um filho maravilhoso de 1 ano e 2 meses, que suga minhas energias e isso faz muito bem. A energia que ele suga parece que se multiplica, quanto mais ele suga mais eu me energizo. Acredito que deve ser o amor.

sábado, 20 de junho de 2009

Relatando a Oficina 4


RELATANDO A 4ª OFICINA

Esta oficina também foi de 8 horas, dia 16 de junho, no mesmo local e hora das primeiras. Nossas oficinas de Língua Portuguesa são sempre nas terças-feiras, dias estes combinados com as direções de escola para o cumprimento das horas atividades destes professores. Infelizmente nem todas as escolas e ou professores conseguiram acertar este horário conforme solicitado pela Secretaria de Estado da Educação/Gerência de Educação. Iniciamos nossa oficina com a Mensagem 5% - mensagem esta que nos faz refletir se fazemos parte dos 5% de pessoas que fazem a diferença. Após a mensagem inicial fizemos a orientação coletiva para elaboração do projeto – postar na RCPE – e agendamento dos dias de visita das formadoras na escola.
Seguimos as atividades com a leitura do caderno volante pela professora que relatou a Oficina passada – Sandra Mara. Após o relato da professora em referência, iniciamos a apresentação do resultado da atividade escolhida e desenvolvida com os alunos (AAA3) – 1 por município. Dando seqüência, apresentamos a TP4 – Unidade 13 (LEITURA, ESCRITA E CULTURA) (Power Point) O que é letramento? (num texto literário) e lemos o texto Circuito Fechado (AAA4, página 17) e para praticar as leituras feitas até o momento, avançamos na prática com a produção textual “aula de língua portuguesa”, por escola, utilizando a técnica do Circuito Fechado e apresentamos as produções feitas. Aproveitando para solicitar como atividade a distância – o avançando na prática da página 41 deste TP e texto para leitura e exploração (página 35) – e como sugestão de atividade na escola, com os alunos – produção textual e ilustração de festas populares – trabalho por escola, caracterizando os alunos para a apresentação. O resultado deve ser postado na RCPE - fotos e textos “digitalizados”.
Continuando a oficina, apresentamos os resultados de cada professor/cursista na RCPE – professores que ainda estão com débito de atividades, que ainda não postaram as atividades solicitadas na rede, foi muito interessante, percebemos o quanto às pessoas gostam de receber elogios, mesmo já graduados e até pós-graduados – quando percebiam que estavam em falta com alguma atividade logo queriam saber qual e a forma de colocá-la em dia, alguns neste momento perceberam o quanto estão sendo acompanhados neste processo de capacitação e os que estão em dia com as atividades ficaram extremamente felizes ao serem elogiados pela participação e assiduidade.Solicitaram que xerocássemos a tabela para que cada um tivesse em mãos as atividades e o conhecimento do que ainda precisavam postar.
Após a apresentação dos resultados da RCPE, iniciamos com a Unidade 14 – O Processo da Leitura e seus objetivos, e praticamos esta unidade com a produção textual com palavras de significado desconhecido e lemos as produções que foram criativas e humorísticas. Concluímos nesta atividade que muitas vezes nossos alunos escrevem sem saber do que e se sentem como nós nesta técnica (talvez perdidos).
Demos continuidade aos trabalhos do dia com o processo inferencial, onde nossos professores olharam as figuras e interpretações da página 73 e formaram o conceito do que é inferencial, após o conceito elaborado por eles, produziram um texto literário e um não literário, com o tema: Cidade, por escola, usando o processo inferencial.Fizeram as apresentações para o grande grupo, e concluíram que cada um chega ao resultado conforme a sua vivência, sua história, sua cultura...que devemos valorizar o conhecimento e cultura de nossos alunos, ele só saberá escrever ou falar do que conhece. Após as conclusões, passamos para a próxima atividade com a leitura do texto: Olhador de anúncio – AAA4 – pagina 94 – e avançamos na prática elaborando cartazes – Confecção de propaganda do GESTAR II – Caçador - A construção de significados (plurissignificação)
Apresentamos os cartazes de propagandas, que foram maravilhosas, e prosseguimos com o Sorteio por escola das Unidades e seções do Caderno de Teoria e Prática para elaboração no Power Point de uma apresentação com o tema sorteado e exemplificação – a apresentação será para o grande grupo no dia 30/06 – como atividade a distância. As apresentações deverão estar em CD, pen drive ou encaminhada por e-mail e também ser postada na RCPE. Depois do sorteio, entramos então, nas questões para orientar o leitor a compreender o texto(apresentação power point) e leitura do texto: “A expansão da pobreza nas cidades (páginas 136-137), assistindo “Navio Negreiro” e “Haiti” – Caetano Veloso para fazer a intertextualidade”.Em relação às leituras feitas, elaborar 5 questões (a)Direta -claras, apresentadas no texto, b) Inferencial - que exigem do leitor uma busca mais cuidadosa, c) Pessoal - baseada em valores e percepção do mundo, d) Gosto pessoal - preferências e aversões e e) Intertextualidade (Navio negreiro – Haiti).Esta então, foi a última atividade desta oficina, passamos para o finalmente com a orientação quanto à tarefa de casa – para o próximo encontro dia 30/06 – elaborar a apresentação power point, por escola, da TP4 conforme o sorteio das Unidades e seções e para o dia 6/07 – postar na RCPE o relatório referente ao plano de aula escolhido e aplicado com os alunos (AAA3), Produção textual e ilustração de festas populares, Produção Textual:Circuito Fechado, Produção Textual: Palavras Desconhecidas, Produção literária e não-literária com o tema-Cidade, as questões para orientar o leitor a compreender o texto, apresentação power point do resumo da TP4 e participação do Fórum 2. Nos despedimos após todas as orientações dadas em relação às atividades a distância.




























l,l,






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formadora Rita - Caçador

Formadora Rita - Caçador

Seguidores