Quem é Rita Schumann

Sou professora das Línguas Portuguesa e Inglesa na rede municipal e trabalho na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - setor de Educação.Casada e mãe de um filho maravilhoso de 1 ano e 2 meses, que suga minhas energias e isso faz muito bem. A energia que ele suga parece que se multiplica, quanto mais ele suga mais eu me energizo. Acredito que deve ser o amor.

sábado, 20 de junho de 2009

Relatando a Oficina 3

RELATANDO A OFICINA 3

Como início de atividade elaboramos a mensagem inicial com as participações dos professores/cursistas no fórum 1 - POR QUE TRABALHAR GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA? – Parte principal da explicação de cada participação. Os professores gostaram muito. Continuamos com a Leitura dos relatórios do Caderno Volante pelas Professoras Suely Miozzo e Nadir Telegen (relatos da 1ª e 2ª Oficinas) e a última professora citada fez o sorteio do caderno volante, a professora sorteada fica responsável (ganhou um livro de provérbios) por relatar as atividades desta Oficina. Cada professora sorteada recebe junto com o caderno volante um brinde, a primeira ganhou chocolate, a 2ª um livro referente aos municípios catarinenses e pontos turísticos.
Dando continuidade à oficina, reforçamos a explicação de como acessar a Rede Catarinense de Pesquisadores da Educação – RCPE e sanamos as dúvidas ainda existentes.
Prosseguindo, entramos no assunto referente aos Gêneros literários e não-literários teoricamente e avançamos na prática com a técnica dos Ritmos Musicais: “Tango”, os grupos (4 membros) escolheram um ritmo musical para a produção do seu texto literário e depois de elaborados os textos fizeram as apresentações no retroprojetor.
Após explanamos sobre o que é uma seqüência didática e avançamos na prática com a elaboração de sequências didáticas em duplas – usando a TP3 –Gêneros e Tipos Textuais - junto ao conteúdo programático da 5ª série e aproveitamos para lançar o FÓRUM 2 - Ensinar gêneros literários e não-literários em aulas de leitura é uma prática, até certo ponto, comum nas escolas. O que usualmente não se faz, e que o ensino dos gêneros textuais favorece, é trabalhar com leitura, escrita e gramática de forma articulada. Como abordar a gramática numa perspectiva textual-interativa? – O último prazo para a participação deste fórum na RCPE será 6 de julho.
A próxima atividade teórica foi a apresentação do Resumo da TP3 (slides) e a leitura do texto 8 e a prática foi relacionada ao texto da Casa, cada grupo foi sorteado para usar gêneros e tipos textuais para: – Comprar – Vender – Roubar – Tombar e Alugar a devida casa – (inter-relação dos gêneros e tipos textuais).
Como última atividade do dia e revendo a TP3, avançamos na prática elaborando as seguintes Sequências Tipológicas – Descrevendo/ Narrando / Dissertando / Instruindo e Predizendo o Gestar. Então, explicamos as atividades a distância: 1º Responder o caderno do aluno (AAA3), escolher uma das aulas e desenvolver uma das atividades com seus alunos; 2º Escolher um dos resultados (do aluno) para apresentar no próximo encontro e 3º Postar na RCPE:
Sequência Didática;
Produção Textual – Casa;
Sequências Tipológicas – Descrição / Narração/ Dissertação/ Preditivo/ Injuntivo;
Ritmos Musicais;
Participar do Fórum 2;
Plano de Aula – AAA3

Finalizamos esta oficina solicitando para a próxima o TP4 e o caderno do aluno, livro didático utilizado em cada escola e outros de pesquisa. Passamos então, a mensagem final: A Fita Azul (cada cursista ganhou duas fitas azuis uma para si e outra para entregar a alguém que fa z ou fez diferença para sua vida).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formadora Rita - Caçador

Formadora Rita - Caçador

Seguidores