Seqüência Pedagógica
SUBSTANTIVOS COLETIVOS
(Clarice Hauffe/ Rita Cácia)
1 – Apresentação:
Lançar o desafio: Qual a diferença entre individual e coletivo?
2 – Partir do conhecimento prévio dos alunos:
Solicitar aos alunos que tragam figuras contendo vários seres da mesma espécie.
Fazer um debate sobre o nome individual de cada ser e como se chama o conjunto deles.
3 – Contato inicial com o gênero textual:
Entregar uma folha para os alunos com a letra da música “Planeta Água”.
Ouvir música.
Ler, interpretar, refletir sobre a organização e a estrutura do texto.
Destacar os substantivos coletivos e explicar a função deles.
Montar uma lista com dez substantivos coletivos.
4 – Produção de texto inicial:
Escrever frases sobre a natureza, empregando substantivos coletivos.
5 – Ampliação do repertório:
Definição, identificação e elaboração de uma lista ampliada de coletivos.
6 – Organização e sistematização do conhecimento: estudo detalhado dos elementos do gênero, suas situações de produção e circulação.
Estudo da estrutura o poema: verso, estrofe, rima, ritmo, polissemia, linguagem conotativa, emissor e receptor, objetivo do texto poético, onde é veiculado....
Pesquisar outros textos poéticos sobre a natureza, identificando neles os elementos do poema e substantivos coletivos.
7 – Produção coletiva:
Elaborar coletivamente em sala de aula um poema sobre um elemento da natureza (escolhido pelos alunos): animais, água......
8 – Produção Individual:
Cada aluno produz seu texto individualmente.
9 – Revisão e reescrita:
Em grupos os alunos lêem os textos produzidos, corrigem, fazem sugestões observando se foi utilizado o gênero poesia corretamente e se há a presença de coletivos.
A partir dessa correção e das sugestões recebidas, cada aluno reescreve seu texto.
10 – Selecionar os melhores poemas para serem publicados.
sábado, 20 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Formadora Rita - Caçador
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(37)
- 06/14 - 06/21 (27)
- 06/28 - 07/05 (1)
- 07/19 - 07/26 (5)
- 09/20 - 09/27 (3)
- 12/27 - 01/03 (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário