Quem é Rita Schumann

Sou professora das Línguas Portuguesa e Inglesa na rede municipal e trabalho na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - setor de Educação.Casada e mãe de um filho maravilhoso de 1 ano e 2 meses, que suga minhas energias e isso faz muito bem. A energia que ele suga parece que se multiplica, quanto mais ele suga mais eu me energizo. Acredito que deve ser o amor.

sábado, 20 de junho de 2009

Sequência Didática - E.E.B Dom Orlando Dotti

Seqüência Pedagógica
SUBSTANTIVOS COLETIVOS
(Clarice Hauffe/ Rita Cácia)

1 – Apresentação:

Lançar o desafio: Qual a diferença entre individual e coletivo?

2 – Partir do conhecimento prévio dos alunos:

Solicitar aos alunos que tragam figuras contendo vários seres da mesma espécie.
Fazer um debate sobre o nome individual de cada ser e como se chama o conjunto deles.

3 – Contato inicial com o gênero textual:

Entregar uma folha para os alunos com a letra da música “Planeta Água”.
Ouvir música.
Ler, interpretar, refletir sobre a organização e a estrutura do texto.
Destacar os substantivos coletivos e explicar a função deles.
Montar uma lista com dez substantivos coletivos.

4 – Produção de texto inicial:

Escrever frases sobre a natureza, empregando substantivos coletivos.

5 – Ampliação do repertório:

Definição, identificação e elaboração de uma lista ampliada de coletivos.

6 – Organização e sistematização do conhecimento: estudo detalhado dos elementos do gênero, suas situações de produção e circulação.

Estudo da estrutura o poema: verso, estrofe, rima, ritmo, polissemia, linguagem conotativa, emissor e receptor, objetivo do texto poético, onde é veiculado....
Pesquisar outros textos poéticos sobre a natureza, identificando neles os elementos do poema e substantivos coletivos.

7 – Produção coletiva:

Elaborar coletivamente em sala de aula um poema sobre um elemento da natureza (escolhido pelos alunos): animais, água......

8 – Produção Individual:

Cada aluno produz seu texto individualmente.

9 – Revisão e reescrita:

Em grupos os alunos lêem os textos produzidos, corrigem, fazem sugestões observando se foi utilizado o gênero poesia corretamente e se há a presença de coletivos.
A partir dessa correção e das sugestões recebidas, cada aluno reescreve seu texto.

10 – Selecionar os melhores poemas para serem publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formadora Rita - Caçador

Formadora Rita - Caçador

Seguidores