Quem é Rita Schumann

Sou professora das Línguas Portuguesa e Inglesa na rede municipal e trabalho na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - setor de Educação.Casada e mãe de um filho maravilhoso de 1 ano e 2 meses, que suga minhas energias e isso faz muito bem. A energia que ele suga parece que se multiplica, quanto mais ele suga mais eu me energizo. Acredito que deve ser o amor.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Produção Textual Argumentativo abordando língua, cultura e práticas sociais; Língua e exclusão.

Joaquininha
Rita Schumann

Criada no interior
Mãos calejadas
Erres brandos... fortes...arrastados
Diferente... muito diferente dos demais
Filha de imigrantes italianos e
Exemplo desta
Família tradicional

Andando pela rua
Sorridente... cantarolando ...
Às vezes até gritando...
Herança de família
Feliz, muito feliz...
Sonho realizado “Ir à escola”

Chegou...
Triiiiiiiiiiimmm.... o sino a tocar
O cheiro de material novo
A fila comprida
Os alunos a gritar

A professora chega
Convida-os a entrar
Todos a se apresentar
Chega a vez de Joaquininha
Que desilusão todos a rir e a zoar

Joaquininha naquele momento deixa de sorrir
E a escola passa de sonho a pesadelo
As crianças, de novos amigos a monstrinhos.
E a professora?

A professora intervém
De forma amável e gentil
Legal, Joaquininha!
Como é bom tê-la conosco.
Apresentou-se bem. Parabéns!

Sua história me interessa
Lembro-me da época que vim do interior
Sua forma de falar é a minha de criança
Quero saber mais de sua vida.

Joaquininha envergonhada não sabia o que falar
Mais os olhos da professora, fizeram - na encorajar.
Em pouco tempo conta a sua história
E os “monstrinhos” a questionar

A professora naquele momento
O coração marcou
E o respeito dos colegas retornou
De monstrinhos voltaram a crianças

Ah, a professora se espelhava em mim!
Quem não iria querer se espelhar?

De horror retornou o sonho
E a escola marca registrada.
A professora, talvez não saiba.
Será sempre lembrada

Obrigada, professora
Por respeitar a diferença
E intervir naquele momento
Hoje, sou professora.
E a tenho com exemplo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formadora Rita - Caçador

Formadora Rita - Caçador

Seguidores