Quem é Rita Schumann

Sou professora das Línguas Portuguesa e Inglesa na rede municipal e trabalho na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - setor de Educação.Casada e mãe de um filho maravilhoso de 1 ano e 2 meses, que suga minhas energias e isso faz muito bem. A energia que ele suga parece que se multiplica, quanto mais ele suga mais eu me energizo. Acredito que deve ser o amor.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pauta da Oficina 6 - Estilo/Coerência e Coesão

GESTAR II – Língua Portuguesa

Caçador, 7 de julho de 2009.
Local: Auditório Pedro Ivo Campos – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional
Formadoras: Liliane da Silva
Nelci Pereira Metz
Rita Schumann


ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO

Encontro – 8 horas:


1º Apresentação da mensagem – “Para Todas as Crianças” – Carlos Drummond de Andrade

2º Leitura do relatório do Caderno Volante – Zita Tramontina

3º Apresentação das Seções 1, 2 e 3 da TP4 (não conseguiram fazer as apresentações na Oficina do dia 30/6):
Unidade 16: A produção textual - Crenças, teorias e fazeres (já apresentou).
Seção 1: Escrita, crenças e teorias. - EEB Nayá Gonzaga Sampaio – página 161
Seção 2: O ensino da escrita como prática comunicativa – EEB Santo Damo – página 174
Seção 3: A escrita e seu desenvolvimento comunicativo – EEF Thomaz Padilha – página 184

4º Apresentação dos Objetivos da Unidade 17 da TP5 – Estilística.

5º. Leitura do Texto – Os Diferentes Estilos – Paulo Mendes Campos;

Avançando na Prática – Narrando a morte de Michael Jackson (conforme os estilos apresentados no texto – 15 estilos para 15 grupos); 15 min


MICHAEL JACKSON (Estilo Colorido)
Numa tarde de céu azul, na penumbra da mansão do Rei do POP, despediu-se da vida em preto e branco, um homem de características estranhas, sombrias... Trajava camisa roxa com detalhes em dourado, calça preta e sapatos no tom caramelo.
Após uma medicação branca, armazenada em um vidro vermelho com faixa preta, sorriu amarelo, numa expressão roxa e expirou!
No seu passaporte, não estava claro seu destino, se iria ao paraíso dos verdes campos, ou quem sabe, ao negror do paraíso eterno...
Professoras Cursistas: Alessandra Basso Cavalheiro e Maristela W. B. Agostini

7º Leitura do Poema de Manuel Bandeira “Trem de Ferro” – página 18

8º Avançando na Prática – Jogral do Poema (metade – faz a repetição / outra metade o restante do texto) – evidenciando a sonoridade.

9º Leitura do Texto “Berimbau” – Manuel Bandeira – página 29

10º Avançando na Prática – Produção Textual contendo aliteração, assonância, metáforas, metonímias e onomatopéias (por grupo). 20 min


O PLANETA PEDE SOCORRO!!!


Os estudiosos da Metamorfose dizem que não apenas larvas se transformam em borboletas. Para nosso espanto as próprias pedras passam também por silenciosas metamorfoses. Até já conseguiram se transformar em poesia no Meio do Caminho. São nos passos delicados da vida que a transformação acontece espontaneamente. Há vários tipos de metamorfose:
Se observarmos as rosas radiantes da primavera regadas risonhamente, recobrem o jardim outrora ressecado pelo inverno. A isso chamamos ação metamorfósica das estações.
O chuá...chuá da chuva provoca o despertar da semente na terra, eis um belo transformar da vida!
A natureza toda é uma linguagem do amor Divino de Deus. Somos espelhos do poder da criação celestial!
Mas, nem tudo é um mar de rosas, como toda a moeda tem os seus dois lados, reconhecemos o certo e errado das coisas. Exemplo disso são as metamorfoses negras que ocorrem na sociedade.
No cenário político, há pessoa que se diz puta os votos como se os eleitores fossem apenas uma mercadoria barata, metamorfoseando com mesquinharia o processo democrático. Outros políticos de mãos leves, tomam emprestado do povo o que não é seu, sorrateiramente, testemunho vivo disso temos nossa floresta Amazônica que está como um rio caudaloso evaporando-se discretamente, sob proteção de Leis aprovadas em Brasília, pois é mais lucrativo ter milhares de cabeça de gado pisando no pulmão do mundo do que ter a flora e fauna se desenvolvendo na biodiversidade das matas.
Assim tantas outras manchas que ferem a ética e os direitos, e mesmo repetindo mil vezes as mesmas lições diárias. Preferiremos acreditar nas metamorfoses construídas pelas vias da educação dentro da sociedade.
Como toda a ação provoca uma reação, procuremos ser mãos que semeiam mais do que destroem, para que as pernas do tempo sejam fortes o bastante para modificar as atitudes humanas e que os corações de pedras transformem-se pela conscientização em antídoto de amor contra todas as evoluções negativas do homem moderno.
Professores Cursistas: Cleudenei, Eliane, Fátima, Simone e Ulgo. (E.E.B.M. A – Timbó Grande)

11º Leitura do texto “Nunca é tarde, sempre é tarde” – Sílvio Fiorani – páginas 43 e 44.

12º Avançando na Prática – Narrar um fato... contendo discursos direto/ indireto/indireto livre e ou frases fragmentadas. Tema a escolher (20 min)

NARRAÇÃO COM DISCURSO DIRETO, INDIRETO, INDIRETO LIVRE E FRAGMENTADO

VISITA AO MUSEU


Na manhã de terça feira a professora Maria saiu da escola com seus alunos para uma visita ao Museu do Contestado. A animação da turma era grande.
Antes de sair, a professora orientou os alunos.
___ Não estamos saindo somente para passear. Temos um trabalho para ser realizado sobre a Guerra do Contestado, por isso prestem bastante atenção nas explicações e façam as perguntas que acharem necessário.
Feito isso partiram para o museu. No caminho encontraram Fábio, um aluno que estava atrasado. Mateus, seu melhor amigo, repassou-lhe as orientações da professora dizendo que eles deveriam prestar atenção nas explicações e fazer as perguntas necessárias, pois, teriam que apresentar um trabalho sobre a Guerra do Contestado.
Durante a visita os alunos ficavam admirados com que viam. E era comum ouvirem-se os seguintes comentários: “Que objeto estranho!” “ Para que serve essa máquina? “ “Que roupas engraçadas!”.
Após uma hora de visita os alunos voltaram para escola cheio de ideias para realizar o trabalho.
Professores Cursistas: Clarice, Rita, Silvana, Edilneia e Luciane


13º Apresentação dos Objetivos da Unidade 18 – Coerência Textual

14º Apresentação POWER POINT – O que faz um texto ser coerente?


15º Avançando na Prática: Organizar os textos de forma coerente. (Encontrar no grande grupo as partes do todo do texto).

16º Apresentação dos Objetivos da Unidade 19 – Coesão

17º COERÊNCIA E COESÃO - Apresentação de textos, fundamentando-se em comentários referentes ao discurso e textualidade.

18º Avançando na Prática: Os professores/cursistas produzirão outros textos com coerência e sem coesão.


TEXTO COM COERÊNCIA, SEM COESÃO

CIRCUITO FECHADO DO GESTAR II

Despertar, bocejar, lavar, escovar, arrumar, pentear, vestir, calçar, caminhar, pegar, sair, correr, chegar, esperar, entrar, sentar, conversar, abraçar, ouvir, calar, sufocar, ouvir, falar, respeitar, produzir, apresentar, aplaudir, lanchar, produzir, apresentar, falar, explicar, comentar, almoçar, descansar, caminhar, iniciar, sentar, ouvir, falar, escrever, pensar, criar, recriar, bagunçar, montar, arrumar, lanchar, fazer, apresentar, discutir, discordar, concordar, opinar, brigar, repor, adiar, telefonar, concordar, produzir, falar, conversar, escrever, finalizar, sair, retornar, abrir, sentar, desvestir, deitar, dormir.
Professores Cursistas: Marlise Recalcate e Suely Miozzo

19ºApresentação dos Objetivos da Unidade 20 – Relações lógicas no texto

20º Apresentar o texto “Uma história sem pé nem cabeça!” organizado em colunas e solicitar aos grupos que o reorganize atentando para a sequência temporal do texto (grande grupo).

21º Ler o texto “Dois sapos”, e refletir com o grupo as relações lógicas de construção de significados na produção do texto e os efeitos de sentido decorrentes da negação.



22º Sortear as perguntas como tarefa de casa para serem respondidas para o grande grupo.

23º Tarefa de casa
1. Colocar todas as atividades da RCPE em dia até o dia 17/7 – para que possamos fazer o relatório e levar para a reunião dos formadores no dia 20/7. (Lembrando que nosso curso tem 120h presenciais / 180h a Distância).

2. Avançando na prática: Observar as propostas das páginas 24, 50, 93, 105, 130, 148, 162, 196, 212, 229 e aplicar uma delas em sala com aluno – conforme sorteio – e trazer o resultado para apresentar na próxima Oficina (apresentação em POWER POINT – parte por parte da sequência didática – conforme solicitado nas propostas da TP5 – com digitalização do trabalho de aluno). O professor/cursista pode escolher em fazer seus trabalhos a distância sozinho ou em grupo.

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Formadora Rita - Caçador

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