Quem é Rita Schumann

Sou professora das Línguas Portuguesa e Inglesa na rede municipal e trabalho na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional - setor de Educação.Casada e mãe de um filho maravilhoso de 1 ano e 2 meses, que suga minhas energias e isso faz muito bem. A energia que ele suga parece que se multiplica, quanto mais ele suga mais eu me energizo. Acredito que deve ser o amor.

sábado, 20 de junho de 2009

Relatando a Oficina 2


RELATANDO A OFICINA 2

No dia 5 de maio fizemos a nossa segunda oficina presencial, agora de 8 horas, iniciou às 8 horas da manhã e encerrou às 17 horas. Iniciamos a Oficina com a mensagem de Charles Chaplin – TUDO DEPENDE DE MIM – que nos fez refletir um pouco sobre a nossa vida e prática pedagógica. Iniciamos então a oficina, relembrando do que havíamos visto na oficina introdutória e apresentando as práticas escolares referentes à dinâmica retratar-se e a biografia. Os professores/cursistas relataram as atividades feitas e os resultados obtidos. Num segundo momento iniciamos o parodiando “Hino Gestar II” (música escolhida pelo grupo) – que era para ser feito no primeiro encontro, mas como fora de 4 horas não houve tempo suficiente. Após feita e apresentada as paródias por grupo, entregamos uma cédula para votação da melhor, eleita pela maioria de votos. A eleita foi a Paródia do município de Calmon, Escola de Educação Básica Calmon – Cantamos e nos divertimos com as apresentações.
Como segunda atividade do dia, fizemos uma apresentação POWER POINT (SLIDES) – e estudamos e ou relembramos o que são gêneros e tipos textuais. Após apresentação dos slides, avançamos na prática com a técnica da Pasta Letrada (vários gêneros dentro da pasta). Em grupos, dividiram por gêneros os textos da pasta e apresentaram os gêneros elencados, após a apresentação dos grupos, os mesmos elencaram as tipologias encontradas e concluíram que num mesmo texto podemos encontrar mais do que uma tipologia sendo que definimos os mesmos pela predominância de um tipo. Continuando a explanação sobre os gêneros relembramos o Concurso “Educação Fiscal na Escola” e os gêneros textuais por categoria/série, concurso este, elaborado pela nossa regional junto com a Receita Federal.
Como terceira atividade após a teoria sobre gêneros e tipos textuais e Leitura do Texto: Por que a galinha pulou a cerca, avançamos na prática com a técnica “SORTEIO VIP” – Homem encontrado morto em frente à Secretaria do Desenvolvimento Regional, cada grupo narrou o acontecido conforme o personagem VIP sorteado (Gugu, Xuxa, Pelé, ...)
Para encerrar a oficina deste dia, sorteamos o caderno volante (quem for sorteado relata as atividades feitas na oficina, podendo escolher o gênero textual que mais lhe agradar), orientamos quanto às tarefas de casa: Participar do Concurso Educação Fiscal na Escola – trabalhando os gêneros textuais indicados na categoria; Postar no RCPE: (seguindo as datas ao lado)
· as produções selecionadas por categoria/série – do Concurso Educação Fiscal na Escola – em materiais –categoria - CONCURSO EDUCAÇÃO FISCAL NA ESCOLA.
· As atividades elaboradas nesta oficina: Dinâmicas: Retratar-se e Biografia (21/5) -feitas pelos alunos - Hino do Gestar(18/5), Gêneros com o tema “Educação Fiscal na Escola”(9/6), Produção: Sorteio VIP(2/6), 3º. Produzir um Memorial Profissional e de Leitura - postar no RCPE – em materiais – categoria MEMORIAL (25/5), Quem ainda não participou na RCPE, participar do FÓRUM 1 – POR QUE TRABALHAR GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA? Esta participação tem como prazo último dia 10 de junho. A partir desta data iniciaremos outro fórum de debates. Encerramos então, com a mensagem final “SYING”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formadora Rita - Caçador

Formadora Rita - Caçador

Seguidores